sábado, 28 de junho de 2008

Porque será ?

Por que será que, ao ver um cão perdido atravessar uma das nossas agitadas ruas, me estremece o coração? Por que será que ver esse animal ir e vir, farejando o mundo, assustado, desamparado por não encontrar o seu dono, me causa um sentimento de angustia como se de um familiar meu se tratasse? E o dono? Será que está tão angustiado e triste quanto eu, ou será que está tranquilo a passar férias num hotel de luxo? Não abandone o seu animal. Informe-se sobre as hipóteses que os amigos dos animais formaram para o ajudar, os hotéis para animais de estimação. Um exemplo desse tipo de hotéis está descrito em www.canildosraposeiros.com ou www.houseofpets.org
Porque eles também merecem umas férias dignas como a família a que pertencem.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Pergunta do dia

Com que sonharão os cães?

Regista a tua opinião fazendo um comentário

Frase do dia

Seja tão leal com o seu animal como ele o é para si!

Nunca abandone o seu animal

Em Portugal mais de 10.000 animais são abandonados anualmente. Muitos encontram a morte nos canis camarários e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas, enquanto vagueiam pelas ruas em busca de alimentos e de abrigo. Quando abandonados, os animais sofrem todo o género de maus tratos ficando igualmente sujeitos a contrair doenças. Para além do sofrimento infligido ao animal, o abandono é, portanto um risco para a saúde pública.Nestes casos, os mais afortunados, que são poucos, são adoptados por uma ou outra pessoa mais sensível.As associações zoófilas, que recolhem animais, já há muito que ultrapassaram a capacidade de alojamento para o qual estão preparadas. Isto reflecte-se no mau tratamento dispensado aos animais.VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESTA SITUAÇÃO: Os animais são seres vivos, sensíveis e sofrentes, não são BRINQUEDOS.Um animal deve ser desejado pelo dono e bem aceite pelos restantes membros da família. Por isso, a compra ou a adopção de um animal deve ser muito ponderada e estar de acordo com a sensibilidade e disponibilidade do novo dono.Um animal de companhia precisa, não só de alimentação adequada e água fresca, mas ainda de uma série de outros requisitos que não devem ser ignorados, tais como alojamento adequado e espaço para se movimentar, acompanhamento veterinário, e atenção, entre outros. Assim, oferecer animais às crianças, só para lhes satisfazer os desejos é uma atitude incorrecta. Um animal deve fazer parte da família, ser desejado e estimado até à sua morte natural.Colocar um animal num canil albergue deve ser o último dos recursos, pois ele nunca serás feliz sem o dono.

A crueldade no abandono dos animais


Com o aproximar da época balnear, muitos animais vão ser abandonados em Portugal. Estima-se em milhares o número de animais abandonados por ano, só na cidade de Lisboa. O nosso governo não toma qualquer medida de penalidade para quem seja apanhado a abandonar um animal ou maltratá-lo. Nem uma simples multa é passada nestes casos. Uma vergonha. Os canis das várias Câmaras Municipais existentes em Portugal são campos de extinção dos vários animais abandonados ou capturados com requintes de maldade que até arrepiam. Foi agora distribuído a algumas Câmaras Municipais para a capturação dos animais, umas pistolas com agulhas anestesiantes, que quase instantaneamente adormecem o animal. O pior é depois da droga causar efeito o animal é arrastado na estrada e atirado como um saco de lixo para dentro da viatura. Esta cena foi presenciada por várias pessoas na região de Sintra. Deixados à sua sorte, cães e gatos acabam por morrer sozinhos. Uns atropelados, outros esfomeados, doentes pela crueldade do abandono.

Seja amigo do seu animal. Não lhe vire as costas, pois ele precisa de si, do seu carinho. Nunca se esqueça que ele é o seu mais fiel amigo.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Animais abandonados e maltratados


Toda a gente sabe o quanto os animais de estimação gostam dos donos sempre doidos de alegria quando o dono chega a casa, em que ficam Cansado do dia, sempre prontos a dar as boas vindas aos seus donos. Porém muitas pessoas não dão atenção a isso e simplesmente ignoram os seus animais, muitos não têm cuidado sequer com os seus animais, não controlam bem as condições da água, a comida, e as necessidades básicas do animal, como sair a rua, caso esteja fechado em casa durante muito tempo.Mas pior de tudo, são as pessoas cruéis que batem nos seus cães com o intuito não de corrigir o seu erro mas de torturar, outros até os abandonam na rua, vão de férias e deixam-nos para trás durante muito tempo.

É profundamente doloroso ver como é que os donos foram capazes de deixar o pobre animal, sem água, nem comida, dentro de um apartamento até que ele morresse lentamente à fome num total clima de sofrimento e solidão.Acho que toca o coração de qualquer pessoa.

sábado, 14 de junho de 2008

O abandono dos cães



Porquê abandonar e não doar.
Infelizmente as pessoas que têm animais de estimação costumam abandoná-los quando vão de férias ou porque simplesmente não têm tempo para tratar deles; também dá-me imensa pena quando maltratam os animais, ou quando eles crescem e começam a ser ignorados! Penso que as pessoas que abandonam os cães não iriam gostar se fossem elas as vítimas.
Quando as pessoas abandonam um cão podem estar a por em risco a sua vida, a do seu cão ou a das outras pessoas, você pergunta porquê?
Eu respondo: vamos supor que vai dentro de um veículo na estrada e aparece um cão e provoca um acidente.
CÃES AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

domingo, 8 de junho de 2008

Cada vez há mais animais abandonados


Como sabem, hoje em dia há cada vez mais animais abandonados e como consequência disto, os canis e as associações protectoras dos animais encontram-se totalmente lotadas. Com certeza muitos de vocês já ajudaram algumas dessas associações como também adoptaram animais abandonados em canis municipais ou mesmo abandonados nas ruas. Já não vale a pena dizer ou repetir para não abandonar o seu animal porque as pessoas são frias e nadas lhes interessa, simplesmente ignoram este importante pedido porque se calhar não se conseguem imaginar na pele dos pobres animais que só nos têm a dar e nada a receber. Os animais estão cada vez mais e mais a ser vítimas dos nossos actos. Se vocês querem fazer boas acções porque é que não começam por ajudar associações que precisem como por exemplo a União Zoófila, as associações das vossas ruas e cidades; podem também adoptar um animal do canil municipal da sua região; para que vale gastar dinheiro com um animal se o podem adquirir gratuitamente num canil, e com certeza com mais experiência de vida, mais meiguinhos, mais vossos amigos. Um animal por família pode fazer a diferença. Já pensou no companheiro que terá a seu lado a cada instante e a cada decisão que toma? Já pensou na alegria que terá quando souber que há sempre alguém que o trata com amor? Já pensou que poderá mudar o seu relacionamento com os animais e mesmo até com pessoas? Chegou a altura de pensar e agir, basta parar para ouvir os avisos que se dão na televisão e não só, e nada fazer para poder mudar Contribua com cobertores e comida para as associações. Tente mudar a sua forma de pensar e contribua para que todos pensem igual.

domingo, 1 de junho de 2008

Animais alojados no canil municipal do Porto

Infelizmente o abandono de animais continua a ser uma realidade do nosso quotidiano. A Câmara Municipal do Porto tem uma equipa de colaboradores especializados na recolha, alojamento e acompanhamento de animais abandonados. Os animais errantes provêm de toda a cidade e são recolhidos nas instalações do canil municipal, onde permanecem durante 8 dias úteis aguardar o seu proprietário, após este período e após avaliação veterinária podem ser seleccionados para adopção. Se procura um cão ou gato para adopção visite o canil municipal do Porto. Será recebido pelos tratadores e médico veterinário que o auxiliarão na decisão. Aos animais adoptados é obrigatório a colocação de microchip que permitirá a identificação do proprietário se ele se perder. A adopção implica assinatura de um termo de responsabilidade, uma pequena conversa com o médico veterinário e o pagamento da vacinação anti-rábica e da identificação electrónica em regime de campanha. Para mais informações sobre o processo de adopção contacte o serviço.